segunda-feira, 15 de março de 2010

Pão


Hum... são muitas receitas, muitas comidinhas, muitos experimentos... não tenho um livro de receitas, mas vira e mexe copio umas da internet, são selecionadas a dedo (ou nem tanto) e devidamente alteradas em pequenos detalhes ou em todos os detalhes...

Vou colocar as receitas aqui ao passo que lembrar... a maioria é inventada e "de cabeça", o que é um problema pois às vezes me pedem alguma coisa que fiz no passado e eu não consigo fazer igual, pois lembro vagamente o dos temperos e dos detalhes... Mas acho que este blog vai funcionar como um diário de cozinha... é bom pra não esquecer...
bom, mas vamos começar pelo começo... a refeição mais importante do dia tem que ter pão! O pão deve ser saboroso e diferente todo dia (isso não quer dizer que dá sempre certo, apesar da receita ser a mesma)!

A massa para o pão, para a esfiha, para torta e para pizza, eu uso a mesma receita, só que coloco alguma coisa a mais: gergelim, alho (na massa da pizza fica bom, ponho orégano também), salsa, etc...


Então, é o seguinte

Primeiro coloca os ingredientes molhados:

240 ml de água (se vc não tiver uma caneca graduada procura um copo de 250 ml e coloca quase até a boca)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar

3 copos (copos de 240ml) + 3 colheres de sopa de farinha de trigo
15g fermento fresco


Bom, se vc tiver as medidas é melhor. E tem uma coisa, se vc for usar farinha de trigo integral a proporção é de 1 copo da integral para 1 de farinha branca, este é o limite, mais que isso o pão fica muito pesado. Creio que para massas que vc vai esticar não tenha problema fazer com mais trigo integral ou só com ele.

Bom, vc mistura todos os ingredientes e amassa, amassa, amassa, faz uma bola e deixa descansar por 15 minutos, a massa deve desgrudar das mãos, caso não esteja você adiciona a farinha de trigo aos poucos. Depois de descansado você volta a amassar, se for colocar sementes, grãos ou temperos você adiciona nesta segunda amassada.

Depois de amassar você deixa descansando,já pode colocar na forma que vai ser assado, devidamente untada (com óleo mesmo) e enfarinhada. Deixe descansar até dobrar de tamanho. Quando já estiver crescidinho você assa em uma temperatura entre 180° e 240°. Em casa 240° é o fogo alto, assa em cerca de 25 minutos. A 180° (a temperatura da máquina por exemplo) assa em 1h.
Você tira do forno quando a cor da casca estiver do seu agrado. Para o pão francês vc pode pincelar água sobre ele antes de levar ao forno, e para garantir que fique crocante coloque uma forma com água no tempo em que estiver pré aquecendo, se no seu forno tiver espaço para duas formas pode deixar esta forma com água durante todo o cozimento.
Não abra a porta do forno até 20 minutos. Eu não coloco óleo ou gordura vegetal porque acho que dá na mesma, e se dá na mesma, não ponho, pois a simplicidade é a magia da coisa, e a economia de ingredientes!

Pra fazer a esfiha você faz bolinhas e estica, os discos vão crescer até vc terminar de esticar todos, então você deve enfarinhá-los entre um e outro, para que não se juntem e voltem a formar uma massa só.

Fiz um pão de centeio estes dias, usei esta receita só que com metade da quantida de de farinha de centeio, passei água em cima e joguei flocos de centeio em cima (parece aveia só que mais escuro). Coloquei numa forminha de bolo inglês. Para diminuir a receita, tem a seguinte proporção:

160ml de água
quase uma colher de chá de sal
quase 2 colheres de sopa de açúcar
2 copos de farinha de trigo + 4 colheres de farinha de trigo
10g de fermento biológico fresco.


Nenhum comentário: