terça-feira, 30 de março de 2010

Conflitos no campo - Nas terras do Bem Virá

Documentário exibido no Festival É tudo Verdade de 2007, desperta revolta nos espectadores pela situação dos trabalhadores em conflitos pela terra.
Gravado em 29 cidades de cinco estados do norte e nordeste brasileiro, o documentário, realizado por Alexandre Rampazzo e Tatiana Polastri, aborda entre outros assuntos, o modelo de colonização da Amazônia, o massacre de Eldorado do Carajás, o assassinato da missionária Dorothy Stang e o ciclo do trabalho escravo. É possível assistir ao trayler do filme no youtube:
Sobre a situação do Brasil nos conflitos agrários a Comissão Pastoral da Terra tem um histórico de luta muito grande, e relatórios anuais dos trabalhadores libertados do Trabalho escravo, superexploração, ameaças de morte aos trabalhadores e ativistas. Existem também relatórios sobre os movimentos de luta, as ocupações, a luta pelos direitos trabalhistas, pela água, romarias, etc. Veja o site que também tem muitos artigos sobre a questão agrária no Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste:
Veja também sobre o adiamento do julgamento de um dos mandantes do assassino da irmã Doroty, do Bida: http://www.diariodopara.com.br/N-83716-CASO+DOROTHY-+BIDA+SERA+JULGADO+NO+PROXIMO+DIA+31.html
esse mundo é mesmo muito revoltante...


postado por: Dianaluz

Nenhum comentário: